top of page

Instituto

 

     O Instituto Arlete De Gasperin emergiu como um chamado durante a pandemia em 2020. Depois de 14 anos estudando e trabalhando na área de desenvolvimento humano decidi me aprofundar em meus estudos e ingressei em um programa de doutorado na Universidade Fernando Pessoa, no Porto, Portugal. Chegando lá, apresentei meu projeto de pesquisa previamente aprovado, e que tinha como propósito investigar o impacto das Constelações Familiares na melhoria da comunicação e sintomas de linguagem em pessoas com autismo. E  como imigrante em um novo contexto de vida, fui agraciada com duas professoras doutoras, Ana Costa e Rute Meneses que me abriram as portas da Universidade Fernando Pessoa me propiciando um caminho mais sólido no campo acadêmico e profissional no Porto. Por meio delas, ampliei minha rede de contatos e tive a oportunidade de realizar workshops com o aval da Universidade para o público em geral. Uma experiência inesquecível. 

     A prática deste estudo inovador começou a ganhar vida no final de 2019, através de uma parceria com a AMA (Associação dos Amigos dos Autistas) Videira - SC, marcando o início de uma aplicação prática significativa das teorias que eu estava estudando. A partir dessa experiência com a AMA, nasceu o meu primeiro livro “Autismo, Relatos de Pais - Da ausência à presença" que despertou em mim o impulso para a criação do meu Instituto Arlete De Gasperin,.  uma entidade dedicada a levar adiante essa missão transformadora. 

No mesmo ano, mais uma oportunidade se abriu quando fui convidada pelo prestigiado Instituto Briguitte Champettier de Ribes, na Espanha (INSCONSFA), para me juntar a eles como aluna aspirante a formadora. Essa parceria durou até abril de 2023, um período durante o qual mergulhei profundamente nos ensinamentos das Novas Constelações Familiares e Análise Transacional, aprimorando minha abordagem e técnica. 

     Com um desejo crescente de me concentrar exclusivamente em meu projeto no Brasil, deixei o INSCONSFA em 2023 para dedicar todo o meu esforço ao Instituto Arlete De Gasperin. Desde então, o instituto tem oferecido atendimentos individuais e em grupo, cursos de formação, workshops e mentorias, todos alicerçados nos princípios das Novas Constelações Familiares, Fenomenologia, Análise Transacional, Psicogenealogia e Andragogia. O Instituto Arlete De Gasperin é um portal de transformação e ajuste de rota de vida, focado no desenvolvimento humano por meio do autoconhecimento para aqueles que buscam uma compreensão mais profunda de si mesmos, crescimento pessoal e autonomia. 

​Nossa
História

WhatsApp Image 2024-05-26 at 22.46_edited.jpg
Banner 1 _home.jpg

Sobre
Arlete

Arlete De Gasperin é Mentora de Desenvolvimento Pessoal para Mulheres e escritora, fundadora e diretora do Instituto Arlete de Gasperin Brasil, que solidificou seu legado no campo terapêutico principalmente com o seu trabalho de pesquisa junto a Associação dos Amigos dos Autistas Videira, quando foi aluna de doutorado, na área de Autismo e Constelação Familiar.
Fonoaudióloga, Mestre em Educação, Consteladora Familiar e Organizacional formada pelo Instituto Brigitte Champetier de Ribes e Constelações Estruturais pelo SySt Basic Training com Matthias Vargas Von Kibed e Insa Sparrer. Além disso, tem formação em Dinâmica de Grupo pela SBDG e Análise Transacional AT202 com Rosa Krausz pela UNAT Brasil, agora em nova formação AT 202 pela Atona, com certificação prevista para 2026 pela UNAT Brasil.  
Atualmente se dedica ao Programa de Mentoria Rota de Vida ajudando mulheres a encontrar seu lugar de força na vida. 

bottom of page